segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sobre cavaletes e políticos.

"O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. 
Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno 
jardim  que ele poderia plantar para si mesmo. 
De que vale um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? 
É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim.."
Rubem Alves

Agora que já expliquei o motivo do blog e quem é meu amigo Barão, este é o primeiro post sobre produção ( e bem recente!). Aconteceu agora, no dia 29 de setembro um evento por todo o país, intiulado "Cavalete Parade",  https://www.facebook.com/CavaleteParade - a proposta é bem humorada e criativa e protesta de forma pacífica contra a poluição visual em época de eleição, o uso desses cavaletes horrorosos em situação irregular, fora do horário, atrapalhando o trânsito ou os pedestres. A ideia era cobrir toda a informação do candidato com arte e expor no dia e local combinado. Tudo isso foi organizado pelas redes sociais. E aconteceu! E foi bem bonito aqui em Curitiba. Trabalhos mais que criativos, divertidos, críticos e inteligentes, com as técnicas mais variadas.Alguns dos trabalhos expostos:


Trabalhos expostos na Praça Osório - Curitiba - 20/09/12
 O meu trabalho foi baseado em algumas frases e era o mais mimimi ( não adianta! Não sei fazer desenho malvadão). Não tenho fotos do processo todo, mas cobri o cavalete com spray branco fosco. Foi difícil encontrar entre os meus materiais ( já que não havia tempo) outras tintas que fossem compatíveis com essa superfície, ainda mais a aquarela, meu material de preferência, mas com uma mistura com tinta de tecido consegui fazer em ambos os lados uma base colorida. 
De um lado azul e violeta e do outro verde. Feito isso fiz o desenho por cima dessa camada de tinta, utilizei uma caneta profissional permanente preta. Com a ponta da caneta que é chanfrada, consegui variações na espessura das linhas. O resultado até que ficou bom, dentro das limitações de materiais, ficou um trabalho bem gráfico. 
" A gente quer ver o horizonte distante" (Los hermanos)
Baseado no texto do autor Rubem Alves





Um dos  lados eu terminei na hora, este da foto acima. Era baseado num texto ótimo do autor Rubem Alves sobre política em que ele faz uma comparação com a jardinagem, vale muito a leitura: http://www.rubemalves.com.br/sobrepoliticaejardinagem.htm

No metade do evento quem gostasse de um trabalho/cavalete poderia levar, caso o dono não se manifestasse. E adivinhem...o meu sumiu \o/ \o/ \o/ \o/!

O legal disso tudo é ver a mobilização da galera. É manifestar a nossa opinião com arte, de forma pacífica. Não foi um evento gigante e nem tinha milhares de pessoas. Talvez muita gente ache bobagem, mas não importa. Foi uma tarde agradável. Com gente criativa! 

Até a próxima!
[Faça boa arte]




Nenhum comentário: