Ando desenhando como nunca. E é assim que percebo os meus vícios no desenho e na aquarela, e consequentemente minhas limitações. Se tem uma coisa que não sei desenhar direito, que até dou uma enrolada é animal! Céus! Que dificuldade. Tão grande quanto a tal da perspectiva. Acho que é mais comum em qualquer área, fazer o que se sabe fazer melhor, né? E aí, ao invés de estudar o que tenho dificuldade, passo a aprimorar o que já tenho mais controle. Meu lance do momento é alternar o uso da linha com a aquarela, ou seja, trabalhar aquarela sem o contorno da caneta nanquim, que é vício, puro vício.
Engraçado isso. Pensar quando você começou a gostar de uma coisa. Comecei a trabalhar com aquarela, porque ganhei de uma amiga da escola (que por sua vez, ganhou da mãe dela, que...ganhou da patroa) um estojo usado, de 12 cores, de aquarela de bisnaguinha, como sempre gostei de desenhar, então ela me deu.
![]() |
Desenho de 2004/05 - Aquarela, "Sobre o tempo" |
Não conhecia o material direito, fui experimentando e naquela época não rolava tutorial do you tube =).
Um lance meio autodidata mesmo. Nunca fiz, na verdade até hoje, um curso específico de aquarela, com certificado, sabe?! Claro que depois desse tempo, procurei livros, dicas e vendo outros trabalhos aprendi um pouco...mas, ainda falta!
Quando entrei na universidade, logo em 2004 ou 05, tinha uma matéria que trabalhava as técnicas de pintura, acho que foi em teoria da cor, não lembro (quase 10 anos) e nessa meio de autodidata fiz esta aquarela (ao lado) baseada numa foto, que não sei que fim levou e era de uma revista.
O interessante é que comecei com a aquarela, sem o uso de linhas, trabalhando as áreas de cor e luz e agora retomei o estudo da aquarela como técnica mesmo, e não um instrumento para colorir o desenho. Na verdade o momento que a linha apareceu tão forte, foi quando nesse mesmo período descobri a caneta nanquim, amor a primeira vista!!! Aquarela, me perdoe.
Relembrei isso tudo pelo momento de estudo. Tô retornando a aquarela sem linhas. Já postei um pouco sobre o processo, e inclusive falei do lance de deixar a linha, um pouco de lado e quarta-feira agora fiz outra aquarela (baseada em uma foto também). Dizem que o grande lance da aquarela é a transparência e o branco. A luz no branco até dá pra rolar, agora a transparência, me falta um pouco de paciência mesmo, mas estamos trabalhando nisso =)
Esta é a foto, a inspiração para a aquarela, trabalho do talentoso Saulo Henrique Nunes, daqui: http://trocandolhares.blogspot.com.br/
Abaixo a versão em aquarela, claro que tomei algumas liberdades, até mesmo para aproveitar os
recursos que a aquarela oferece, como as manchas. Não é intenção ser
realista, mas pegar a posição, os objetos e as áreas de luz e sombra,
então acho que foi um bom exercício. Estudar, estudar, estudar!
Linha... não vou te abandonar jamais, mas a aquarela...ela tem um lugar especial ♥
[Faça boa arte]
♫ Monomania - Clarice Falcão
2 comentários:
haha. fico lindo demais, adorei!!
=)
Postar um comentário